O cesto de lixo high-tech também pode compactar os resíduos em intervalos pré-programados, usando apenas a luz do sol para funcionar
A prefeitura cidade de Inverness, no norte do Reino Unido, está testando uma tecnologia inovadora para manutenção da limpeza das ruas: lixeiras inteligentes. Batizada de “BigBelly”(Barrigão), o cesto de lixo possui funcionalidades que vão muito além de apenas receber os resíduos descartados por pedestres.
A lixeira possui um sistema de compactação embutido, que funciona periodicamente para manter o lixo ocupando o menor espaço possível. Ela também pode mandar um email para a central sempre que ficar cheia, avisando que precisa ser esvaziada.
Além disso, sensores na “boca” da "BigBelly" avisam o usuário para procurar outra unidade caso ela já esteja transbordando. Oito horas de exposição à luz do sol é o suficiente para alimentar toda a aparelhagem da lixeira durante um mês.
O cesto inteligente só recebe lixo reciclável e estará em testes durante quatro semanas em pontos estratégicos de Inverness, principalmente na frente da filial McDonald’s. O alto custo de £3.200,00 por unidade é justificado pela economia que ela traz, já que a logística necessária para a manutenção da "BigBelly" é mais eficiente.
http://baixa.ki/a11838
Nenhum comentário:
Postar um comentário